E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.1 João 5:14

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO




03ABR
“Portanto, Eu vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada” (Mt. 12:31).
Várias pessoas já me perguntaram o que é o pecado contra o Espírito Santo. Durante muito tempo eu fiquei sem saber o que realmente seria o pecado contra o Espírito Santo. Às vezes ficava preocupado com isso e esta preocupação durou até o momento em que o próprio Espírito Santo me falou de uma maneira tão simples, que pude entender com muita facilidade. Hoje, já respondi a várias pessoas.
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade Divina. Ele é Santo, Puro e Perfeito. Por ser Ele uma Pessoa, Ele também entristece. A Palavra de Deus diz que não devemos apagar o Espírito e nem entristecê-lo (Ef. 4:30, I Ts. 5:19). No princípio da criação Ele pairava sobre a face das águas. O mundo foi criado com mais água do que terra (Gn. 1:2). Ele esteve com Deus no princípio de todas as coisas.
É o Espírito Santo que convence o homem do pecado, do juízo e da justiça. O homem foi criado, espírito, alma e corpo; e após a sua queda ele tornou-se corpo, alma e espírito.
O que entendemos por blasfêmia? Blasfêmia é uma ofensa à Divindade, um desrespeito ao Deus vivo, rejeição ao Criador, negar, ser contra. A blasfêmia envolvia um abuso direto e explícito do nome de Deus. Há um grupo de palavras traduzidas como blasfemar que ocorre 56 vezes no texto grego do Novo Testamento. O verbo gregoblasphemeo, por sua vez ocorre 34 vezes, com o sentido de “falar acusatoriamente”, “injuriar”, “descompor” e “caluniar”. O substantivo blasfêmia ocorre 18 vezes no texto grego, com o sentido de “injúria”, “detração”, “difamação” e “fala injuriosa”. As outras quatro ocorrências estão na forma adjetiva. Segundo Joseph Thayer, o sentido que deve ser atribuído à palavra blasfêmia é “falar injuriosamente contra o bom nome de alguém ou ainda falar de forma injuriosa contra a majestade divina”. No Antigo Testamento encontramos um grupo de palavras sinônimas traduzidas com o sentido de “blasfêmia”. Os termos hebraicos gadap, hârap, nâgab e nâáts são traduzidos respectivamente por “injuriar” (pessoas), “blasfemar” (contra Deus), “reprovar”, “blasfemar”, “desafiar”, “insultar”, “censurar”, “nomear”, “desprezar”, “rejeitar”, “abominar”. O substantivo blasfêmia, por exemplo, no Salmo 74:10, pode ser traduzido como “dizer coisas duras, censurar, zombar”. Blasfemar, portanto, tem o sentido de “falar (não apenas pensar) de forma deliberada e consciente contra a autoridade divina”. No contexto do Novo Testamento, o termo blasfêmia mantém o sentido de “atribuir ao diabo aquilo que é obra de Deus”, isto é, o que se constitui uma injúria e um insulto contra Deus. Os fariseus atribuíram a satanás aquilo que era obra do Espírito Santo, e Jesus disse que isto era uma blasfêmia.
Por que a blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado imperdoável? A misericórdia de Deus não dura para sempre? Veja bem! Em primeiro lugar, quando analisamos o contexto onde a palavra foi aplicada, Jesus estava dirigindo aos fariseus que estavam atribuindo a Obra de Deus aos demônios. Atribuiu ao diabo uma obra do Espírito Santo. Jesus libertou e curou um endemoninhado cego e mudo pelo poder do Espírito Santo (Mt. 12:28, At. 10:38) e os fariseus murmuravam entre si dizendo que Jesus havia curado e expulsado o demônio pelo poder de Belzebu (maioral ou príncipe dos demônios; senhor das moscas). Quem eram os fariseus? Antes de prosseguirmos, deixa-me descrever um pouco sobre eles. O nome fariseu já adquiriu um sentido de hipócrita. Eram pessoas que faziam parte de uma das principais seitas dos judeus e de muita influência entre o povo, que insistiam no cumprimento rigoroso da lei e das tradições. Eram um povo separado dos outros povos e que observavam práticas minuciosas e esqueciam da Graça que estava acima da lei. A literatura talmúdica é unicamente obra dos fariseus. Eles nunca tiveram compromisso com Deus e não são convertidos ao Evangelho do Reino. Seguia a Jesus não como compromisso, amor ou obediência à Verdade, mas para tentar encontrar alguma coisa que pudessem usar para condená-lo. Eram perseguidores do ministério de Jesus (Mt. 15:7-9).
Todo pecado e blasfêmia se perdoarão aos homens. Deus é quem perdoa todas as nossas iniqüidades (Sl. 103:3). Portanto, quando ofendemos, negamos e rejeitamos Aquele único que nos perdoa, anulando e cancelando nossos pecados, então não teremos perdão, pois, não teremos quem poderá nos perdoar! Quem não é com Jesus é contra Jesus (Mt. 12:30)!
É o Espírito Santo quem nos convence do pecado, é Ele quem nos convence da justiça e do juízo de Deus (Jo. 16:8). A pessoa que ofende, nega e rejeita a presença do poder do Espírito Santo, está negando e rejeitando a si mesma a única esperança, a única chance e oportunidade; está cortando a comunicação, o contato e quebrando a aliança com Aquele que pode levá-la a Jesus Cristo, o único Senhor e Salvador dos homens. Quando o Espírito Santo é blasfemado, ou seja, injuriado, tendo suas obras atribuídas a satanás, quem irá convencer agora o homem? A. T. Robertson observa que é justamente isso que caracteriza o pecado imperdoável. Colin Brown observa que o “homem que blasfema contra o Espírito Santo é aquele que reconheceu que Deus está operando mediante o Espírito Santo e que deliberada e conscientemente dá uma definição falsa da fé em Deus como sendo fé no diabo”.
Creio que os cristãos que temem blasfemar contra o Espírito Santo e crêem em Cristo como o Filho de Deus e seu Salvador, jamais cometerão este pecado.
O apóstolo Paulo, escrevendo ao seu filho na fé, Timóteo (I Tm. 1:13-14), diz: “Ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador, mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade”. Ele blasfemava contra os cristãos e contra o Autor da nossa fé por ignorância, mas, quando o Espírito Santo o convenceu de seus pecados, da justiça e do juízo de Deus e o levou a Cristo, ele foi perdoado.
A blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado singular e somente abrange aqueles que já experimentaram o poder do Espírito em suas vidas e depois por algum motivo o rejeitaram com escárnio e endu­recimento. A blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado diferente dos demais; pois, para ele não há perdão. Os fariseus o cometeram quando, com intuito de afastar o povo de seguir a Jesus, afirma­ram que Ele havia expulsado demônios pelo espírito de Belzebu: Mt. l2.24.Pecado contra o Espírito Santo é rejeitar as mais claras provas de que as obras de Jesus fo­ram feitas pelo poder do Espírito e alegar que estes milagres pertencem ao Diabo. Isso é sinal de endurecimento completo, a ponto de não existir nenhuma esperança de arrependimento e conversão: o pecador torna-se incapaz de conhecer ou distinguir o divino do diabólico. Aquele que comete pecado dessa natureza sofre um afasta­mento imediato do Espírito Santo da sua vida, o que ocasiona morte espiritual total. É necessário ressaltar que, às vezes, aparecem pessoas, até chorando, por acha­rem que pesa sobre elas este pecado e, jul­gam que nunca poderão ser perdoadas. Po­rém, só o fato de estarem arrependidos, desejosos de salvação ou perdão, prova que não blasfemaram contra o Espírito Santo; pois, o próprio Espírito os está chamando para o arrependimento.
Concluindo! Jesus advertiu aos fariseus duramente quanto ao perigo de blasfêmia e, através dessa advertência, fala aos homens de todos os tempos a respeito desse perigo de cortar a comunicação, o elo de ligação com o único que pode levá-los a Jesus Cristo. Portanto, quem peca contra o Pai e o Filho são perdoados, mas à partir do momento em que rejeitam o Espírito Santo, rejeita aquele que regenera, que convence; estão automaticamente rejeitando a salvação, e como poderão se salvar quem rejeita a salvação?


Retirado do blog Bispo Hermes da Gama

3 comentários:

  1. oi que diser que blasfemar contra O ESPIRITO SANTO não pode ocorre em pensamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi mal esquece de colaca a interro gação pode responder por favor e ainda gostaria de aumentar a pergunta mesmo a pessoa querendo mesmo pensar aquilo ainda sim naõ estaria blasfemando ?

      Eliminar
    2. "Gabriel Henrique, creio que enquanto houver temor na pessoa, é sinal que ela ainda não cometeu o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo."

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...